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COROA E PARAFUSO PARA MOTOCROSS
Conjunto de transmissão utilizado tanto para a transferência de potência quanto para o controle do movimento, a coroa e parafuso para motocross ajudam a reduzir a velocidade e o aumento de torque do veículo.
Esse sistema, conhecido também como coroa e sem-fim, é composto por uma rosca de parafuso de transmissão de potência, junto a uma engrenagem cilíndrica com dentes. à rosca, dá-se o nome de sem-fim, e à engrenagem, o nome de coroa.
Quando ocorre o movimento do sem-fim de rotacionar, a coroa tende a girar, com o movimento dos filetes do parafuso empurrando os dentes e completando o movimento do sistema.
Como calcular o engrenamento
Nesse tipo de engrenamento, é importante saber que o número de entradas do parafuso possui muita influência nos movimentos que impulsionam o sistema de transmissão. Em resumo: tendo a coroa 60 dentes, serão realizadas 60 voltas no sem-fim, para que a coroa consiga realizar o movimento de giro de uma volta.
Se caso o movimento de giro do parafuso com rosca sem-fim estiver impulsionado por 1.800 rpm (rotações por minuto), o giro da coroa será realizado com 1.800 rpm. Nesse processo, o movimento de giro da coroa é dividido por 60, correspondendo a 30 rpm.
Caso contrário, se o parafuso rosca sem-fim possui 2 entradas, cada volta realizada por ele corresponderá ao avanço de 2 dentes da coroa, por exemplo.
Apesar desse exemplo ser complicado, à primeira vista, é como se o parafuso sem-fim necessitasse de 30 voltas para que a coroa viesse a completar apenas 1 volta, representando uma redução de 30%.
Como resultado, as 1.800 rpm do parafuso sem-fim seriam responsáveis por 60 rpm da coroa, estando nas mesmas condições.