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Escapamentos para motocross
Conjunto de peças essenciais para as motos, os escapamentos, assim como as ponteiras e curvas, são indicadas também para os veículos direcionados ao motocross, entre outros tipos específicos.
Os escapamentos para motocross, por exemplo, retiram os gases que são produzidos pela combustão do motor, e são responsáveis por fazer com que a queima da próxima carga do combustível seja muito mais eficiente.
Dessa maneira, o ciclo de rotações do motor prosseguirá da forma correta, desde que o sistema de escape esteja funcionando perfeitamente. Se ele vier a apresentar um mau funcionamento, existe a possibilidade de comprometer não apenas a performance da velocidade, como também o consumo do combustível.
Um sistema de escape ruim também prejudica a queima do próprio combustível, além da entrada da quantidade correta no motor, vindo a causar muitas falhas e diminuindo a vida útil das peças, por forçar em excesso o funcionamento correto do motor.
A retirada dos gases da câmara de combustão é o que vai definir a capacidade de funcionamento dos sistemas de exaustão. Assim sendo, quanto mais rápida e eficiente for essa retirada, melhor será o ciclo de combustão, o que resulta em uma maior potência em maiores rotações.
Também é importante saber que um sistema de escapamentos aberto não possui muita serventia para o desempenho, pois é preciso que a retirada de gases possua um sistema de escapamentos aberto para o lado externo.
Justamente por isso que os formatos devem ser finos e com curvas, pois esse modelo dificulta a entrada de gases no sentido inverso, além de criar a pressão inferior necessária ao motor, de modo a retirar mais facilmente os gases dele.
Como funciona o sistema de exaustão
Os sistemas de escapamentos para motos oferecem poucas partes, mas sempre importantes para o seu funcionamento correto. Entre as mais importantes estão o coletor de escape, o abafador e a ponteira, como podemos verificar a seguir.
Ligado diretamente à câmara de combustão do motor, o coletor de escape inicia o processo de retirada dos gases do motor, ficando responsável por transmiti-los para o tubo, que é a próxima parte do conjunto.
Já dentro do tubo, o processo que se desenvolve é a condução dos gases para o abafador. Esse procedimento é facilitado pelas curvaturas que o tubo possui, que facilitam o contorno tanto pela parte externa do motor, quanto pelas outras peças, até que os gases atinjam o abafador.
Responsável por fazer com que os gases ganhem uma maior vazão, e emitam um som determinado, o abafador é responsável por diminuir a incidência desse mesmo som, colaborando para a diminuição da poluição sonora.
Alguns abafadores destinados para a prática esportiva contam com um conjunto de furacões, denominados como flautas, responsáveis pela saída de um som característico, e que os diferencia de uma moto usada apenas para passeio.
A parte externa do abafador conta com a ponteira, peça responsável por jogar os gases diretamente para o meio externo. O seu interior, normalmente, é feito de lã de vidro, ideais para funcionar como isolantes de calor e permitir uma melhor saída do ar.
Para quem deseja fazer uso dos sistemas esportivos, é importante saber que eles são diferenciados em relação aos sistemas originais, pois fornecem uma maior passagem de ar, com o intuito de melhorar a performance do piloto e emitir sons mais potentes.
Como escolher o sistema de exaustão
É preciso verificar com atenção, na hora de realizar a troca do sistema de escapamento, qual a finalidade desse procedimento. Existem diferenças específicas entre realizar a troca por motivos estéticos ou pelo som produzido.
Dessa maneira, confira abaixo as principais diferenças na hora de trocar a ponteira e o sistema inteiro do escapamento:
Ponteira
A ponteira, na verdade, é um conjunto formado pelo abafador e pela própria ponteira. Ela facilita a saída dos gases de maneira mais rápida, por conta da falta de catalisadores no seu interior.
Por serem maiores que os sistemas originais e mais fáceis de serem trocadas e reguladas, as ponteiras são ideais para ajudar a moto a produzir sons bastante diferenciados.
Escapes completos
Os escapes completos possuem o seu início no próprio coletor de escape, e se estendem até a ponteira. É preciso bastante cuidado na hora de fazer as trocas e ajustes, pois os escapes garantem um maior desempenho do motor.
Para que tudo ocorra perfeitamente, deve-se ficar atento às diferenças entre os motores, como verificar se eles possuem injeção eletrônica, e filtros esportivos, entre outras pças que garantem um melhor desempenho.
Diferenças dos materiais
Existem diversas opções com materiais diferentes, na hora de escolher o escapamento da sua moto. Os mais populares (e indicados) são os produzidos em aço inoxidável, alumínio, titânio e fibra de vidro, sendo que a maior diferença diz respeito ao peso do veículo, do que à sua performance.
Os materiais de titânio são mais leves, mas possuem um custo elevado, em comparação com os outros. Aqueles fabricados em alumínio são leves, e possuem o fator de não oxidar com o tempo.
Já aqueles fabricados em aço inoxidável tendem a ser muito mais duráveis, mas por serem mais pesados exigem um tempo maior de resfriamento.
Cuidados
O sistema de escapamento precisa de muitos cuidados para garantir a manutenção do seu desempenho. É preciso verificar, sempre após o uso da moto, durante e após a lavagem, se ele apresenta pontos de furos, ferrugens ou desencaixe.
As juntas dos coletores, os protetores de escape e os de curva devem ser verificados também, pois eles ajudam na diminuição de danos nas botas e impedem que ocorram queimaduras no piloto e em terceiros.
Outro ponto importante é a lavagem da moto, que deve ser realizada utilizando sempre uma tampa de escapamento, pois elas impedem que a água entre dentro do sistema, causando falhas graves no rendimento e desempenho.