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FLUIDO DE FREIO

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FLUIDO DE FREIO PARA MOTOCROSS

 

Líquido especial que é utilizado no sistema de freios da moto, o fluido de freio possui, como principal atribuição, a transferência da pressão exercida sobre o pedal de freios diretamente para as pastilhas e sapatas de freio.

 

Assim sendo, ele trabalha em conjunto com os discos e tambores para frenagem, ajudando a fazer uma lubrificação quase completa de todo o sistema. Dessa maneira, é um item pelo qual o piloto deve ter toda a atenção, pois ele é um item indispensável para a segurança da pilotagem.

 

Características

 

Para verificar a qualidade do fluido de freio, é preciso medir a relação que existe entre a taxa de compressão e o ponto de ebulição. Para ser considerado um bom fluido de freio, ele deve apresentar uma baixa taxa de compressão, e um alto ponto de ebulição.

 

Essas duas características (a compressibilidade e o ponto de ebulição) precisam ser compreendidas com exatidão pelo piloto. Portanto, confira:

 

Compressibilidade

 

Caso o fluido não seja de boa qualidade, ele não vai ocasionar a pressão exigida para o carro parar, quando do acionamento do freio. Se a compressibilidade não apresentar uma baixa taxa, a sensação é de que você precisa pisar mais fundo no freio para a frenagem acontecer.

 

Ponto de ebulição

 

O ponto de ebulição deve ser sempre alto, até mesmo porque o fluido de freios trabalha em alta temperatura, e se o ponto agisse ao contrário, ele causaria bolhas, atrapalhando o processo de frenagem.

 

Portanto, para que o ponto de ebulição seja totalmente eficiente, é preciso que ele esteja sempre trabalhando em uma quantidade alta, pois só assim será possível medir a sua qualidade.

 

Manutenção e troca

 

Com o tempo, o fluido de freio tende a absorver a umidade do ar, o que causa a sua diluição, levando à redução do ponto de ebulição e, consequentemente, ao desenvolvimento de falhas na frenagem.

 

Desse modo, é indicado que se realize uma manutenção do fluido de freio uma vez por ano, ou se possível, a cada 10.000 km rodados. Assim sendo, a sua troca deve ser realizada, no máximo, a cada dois anos, ou 20.000 km.