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RETENTOR DE SUSPENSÃO PARA MOTO
A motocicleta possui vários componentes com a sua devida importância, mas nem todos os condutores sabem exatamente as funções de cada uma das peças. Uma das mais importantes é o retentor.
O retentor de suspensão para motos é responsável por impedir que ocorram vazamentos dos fluidos, como a graxa, o óleo lubrificante, entre outros. Ele também funciona como dosador de óleo, liberando uma pequena película e reduzindo o atrito entre as partes.
O retentor, apesar de não parecer, conta com diversos itens em sua composição: carcaça, revestimento de borracha e mola.
Peças do retentor
O retentor de suspensão é composto pelas seguintes peças, que potencializam a sua atuação: vedação principal, mola, vedação auxiliar e carcaça.
A vedação é o lábio do retentor, tendo como principal função a retenção do fluido, de modo a fazer isso quando o eixo estiver na condição dinâmica ou estática. Já a mola realiza a compensação da carga radial exercida diretamente sobre o eixo.
A vedação auxiliar é, basicamente, o guarda-pó, protegendo a vedação principal da sujeira e de diversos outros elementos. Enquanto isso, a carcaça fornece a sustentação esperada para os retentores, servindo para ajudar na montagem do alojamento.
Tipos de retentores
Por serem utilizáveis em várias partes do veículo, os retentores de suspensão são responsáveis, como o próprio nome já diz, em reter o fluido. Mas os modelos não são todos iguais, como veremos abaixo:
Retentores de garfo
Sua principal função é impedir que o óleo fuja do garfo. Ele é localizado na suspensão dianteira da motocicleta, e suporta grandes pressões e aquecimentos, que são gerados pelo conjunto de suspensão.
Retentores de motor
Eles impedem o vazamento do óleo lubrificante do motor, e são aplicados nos eixos móveis dos movimentos radiais. Esses movimentos são compostos pelo eixo do pinhão, eixo do pedal de cambio, eixo de acionamento de embreagem, eixo de pedal de partida e eixo de virabrequim.
Retentor haste de válvula
Ao permitir a passagem de óleo, ele não realiza uma vedação total, mas consegue permitir lubrificação entre a guia e a válvula. Se a lubrificação não ocorresse, o engripamento entre a válvula e o guia poderia prejudicar a moto.
Retentores de roda
A função deles é conservar a graxa presente nos rolamentos, além de impedir a entrada de impurezas.