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COROA AÇO

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COROA DE AÇO PARA MOTOCROSS

 

A coroa de aço para motocross é parte integrante do chamado “kit” relação, também composto por pinhão e corrente. A sua vida útil depende do modo como ocorre o desgaste do “kit”, podendo ser maior ou menor por conta da lubrificação e do ajuste.

 

Assim sendo, existe uma característica pouco divulgada, que diz respeito sobre a forma como a resistência do aço é empregado na fabricação dos kits. Os aços que são usados na fabricação da coroa e do pinhão obedecem às designações 1023 e 1045, sendo que o número maior oferece maior possibilidade de vantagens.

 

Dessa maneira, alguns kits de relação contendo aço 1023 são oferecidos pelos fabricantes, especificamente para motos de pequena cilindrada (até 450 cc), e aqueles com aço 1045, designados para motos com cilindrada superior a 450cc.

Importância do kit de transmissão

 

O kit de transmissão da moto está presente em todos os modelos de motocicleta, sendo formado pelas seguintes peças: corrente, coroa e pinhão. Ele é responsável por fazer a transmissão da potência do motor diretamente para a roda traseira da motocicleta.


 

Assim como todos os outros itens, as peças que integram o kit de transmissão devem receber atenção dos motociclistas. É preciso que elas fiquem atentos tanto aos sinais de desgaste, quanto à vida útil das mesmas. 

Manutenção

 

Realizar a manutenção do kit de relação, além de prevenir a motocicleta, pode evitar o surgimento de acidentes. Como já dito, o ideal é observar sempre o estado dos componentes da motocicleta.

Caso sejam percebidos sinais de desgaste na região dos dentes da coroa e do pinhão, além de folgas excessivas da corrente, não tenha dúvidas: procure um mecânico de confiança para que a manutenção correta seja realizada.

Redução da vida útil

 

Existem alguns fatores que podem reduzir drasticamente a vida útil do kit de transmissão, e que você deve ficar bastante atento:

  • Eixo da roda traseira desalinhado;

  • Falta de manutenção preventiva;

  • Folga da corrente sem inspeção;

  • Falta de cuidados na lubrificação;

  • Uso de lubrificantes não recomendados;

  • Ação química dos produtos utilizados na lavagem da moto.