icon
Meu carrinho
Carrinho Vazio

FLEXÍVEL FREIO

Comparar Produto
Filtrar

FLEXÍVEL DE FREIO PARA MOTO

 

Componente responsável por atender a dinâmica exigida pelo sistema de freio, o flexível de freio possui, como principal finalidade, a passagem do fluido. A sua composição é feita por três partes distintas, que você verifica abaixo:

 

Tubo

O tubo é uma camada interna de borracha, cuja principal função é a de conter o fluido e transmitir, de maneira igualitária, as forças devido à pressão localizada.

 

Reforço

O reforço é composto por fios têxteis, cuja funcionalidade principal é de permitir que a mangueira fique extremamente flexível.

 

Cobertura

A cobertura é uma camada externa de borracha, que possui a finalidade de impedir as impurezas de atingirem a mangueira. São encontradas quatro coberturas nos veículos, sendo um flexível por roda.

 

Verificação

Sempre que for preciso realizar a revisão do veículo, o flexível de freio deve ser verificado de maneira minuciosa, com todo o detalhamento possível. Se o  flexível se mostrar ressecado, rachado ou inchado, pode romper, fazendo com que o pedal de freio tenha perda total, o que significa grandes chances de ocorrer um acidente.

 

A verificação deve ser realizada a cada 6 meses, ou se os primeiros sinais de irregularidade surgirem no pedal de freio. Portanto, se o pedal se mostrar elástico, borrachudo ou baixando, não hesite: faça a revisão em todo o sistema.

 

Cuidados importantes

Existem alguns cuidados importantes na hora de realizar a troca do componente. O flexível de freio precisa ser encaixado de maneira correta, para evitar vazamentos e a entrada de ar no sistema.

 

Além disso, é importante verificar se esse componente está torcido, porque se esse fato ocorrer, poderá prejudicar a peça consideravelmente. O uso de ferramentas adequadas é essencial para não danificar a malha interna.

 

Se for preciso retirar a pinça de freio, o ideal é utilizar uma corrente para deixá-la pendurada, sendo que o uso do flexível para essa finalidade pode comprometer a estrutura interna da peça.