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Embreagem para Crf230, Crf250F, Kxf250, Kxf450, KTM 250/350/450, Yzf250/450, Crf250/450
A embreagem é responsável por fazer a conexão do motor com a caixa de marchas da moto. A sua instalação ocorre no eixo primário do câmbio, e é conhecida por não possuir muita complexidade na hora de sua manutenção.
Em boa parte das motocicletas, a embreagem é robusta, sendo um item que oferece uma vida longa. Porém, existem casos em que algumas delas são bastante problemáticas, devido à baixa quilometragem, ocasionando a “patinação” ou uma certa dificuldade na hora de engatar as marchas.
Funcionamento
Conjunto multidisco banhado em óleo e que combina diversos discos revestidos de cortiça, além de discos de papel, a embreagem possui um funcionamento específico para a condução da motocicleta.
Na aceleração da moto, a potência do motor é transmitida para o câmbio através da própria embreagem, passando pelas seguintes peças: pinhão do virabrequim, carcaça externa da embreagem, discos, separadores, cubo da embreagem e eixo primário do câmbio.
A partir desse processo, o funcionamento da embreagem se dá através da fricção do conjunto formado pelos discos, separadores, cubo e platô de pressão. Com isso, a potência do motor é direcionada ao câmbio e, posteriormente, à roda traseira.
Nas motocicletas comuns, o acionamento da embreagem é realizado de forma mecânica.
Conjunto da embreagem
A embreagem é composta por um conjunto de molas e amortecedores de borracha, cuja função é a de absorver os impactos originados pela engrenagem primária, cuja peça mais importante é a ponta do virabrequim.
Esses impactos são transmitidos à campana da embreagem, e esse conjunto deve, unicamente, se proteger desses impactos e fazer com que a pilotagem do condutor se torne a mais agradável e segura possível.
Regulagem
O conjunto da embreagem não exige uma receita especial de regulagem, pois a sua manutenção é considerada básica e simples. O ajuste a ser realizado é o mesmo indicado pelo padrão do fabricante.
É preciso apenas ficar atento à folga na alavanca, pois um excesso dela pode dificultar os engates e, com isso, o conjunto pode sofrer danos e trancos que prejudicam não apenas as peças, mas o próprio desempenho da moto.