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CORRENTES PARA MOTOCROSS
As correntes para motocross são responsáveis por fazer a transmissão da energia do motor para a roda de tração. Além desse funcionamento, é por conta dela que ocorre a conexão da caixa de câmbio com o cubo da roda traseira.
Também chamada de corrente de transmissão da moto, ela é uma peça que exige cuidados específicos, como você pode verificar abaixo.
Sobre a corrente
A transmissão final nas motos ocorre através de três procedimentos diferentes. Assim sendo, a ligação pode ser realizada através de corrente, mas também de correia e do cardã. Entretanto, a peça mais comum nessa engrenagem é mesmo a corrente.
Composta por duas engrenagens dentadas de metal e de corrente, a corrente para motocross faz a união entre os dois lados, sendo produzida com diversos estilos de metal, colaborando para dar uma identidade específica à moto.
A corrente de transmissão, por ser uma das peças integrantes do chamado “kit relação”, se difere por causa da quantidade de dentes e do seu diâmetro, e também por ser um dos tipos mais utilizados em motos.
O que a leva a ser um dos itens mais utilizados são os seus diferenciais, como podemos verificar a seguir:
Custo de aquisição e manutenção, considerado baixo;
Baixa perda de potência;
Fácil manutenção e reposição de todo o conjunto;
Produtos que promovem a durabilidade;
Diminuição de ruídos.
Riscos e perigos
Um ponto sob o qual o piloto deve prestar a devida atenção é sobre a exposição das correntes. Por causa disso, a exposição a detritos dos trajetos, como areia, terra e outros, é potencialmente alta, com risco de levar a peça à corrosão.
Outro problema decorrente da exposição diz respeito à remoção da lubrificação dos componentes, o que leva ao aparecimento de diversos problemas no funcionamento da moto.
A exposição à chuva também pode ser prejudicial. A água em excesso leva à remoção da proteção, podendo ocasionar quebras e travamentos. Tudo isso que foi citado danifica o conjunto de transmissão secundária, e leva até mesmo a causar acidentes.
Cuidados básicos
Por ser essencial para o bom funcionamento da moto, a corrente de transmissão é uma peça que precisa levar o piloto a tomar alguns cuidados básicos para o bom funcionamento, como veremos a seguir.
Lubrificação
Por conta da corrente enfrentar muita exposição, é importante realizar a lubrificação de maneira constante, sendo ideal que essa análise ocorra a cada mil quilômetros rodados. Porém, existem algumas recomendações a seguir durante esse procedimento.
A primeira delas é lavar o item de maneira adequada. A limpeza é realizada com o uso de um cavalete, deixando a roda traseira suspensa, devendo-se ligar a motocicleta em seguida, colocar a primeira marcha e, só então, iniciar o processo de lavagem.
Após a lavagem, o piloto precisa aplicar um produto anti ferrugem, enxaguar o veículo, desligá-lo e deixá-lo escorrendo, por cerca de cinco a dez minutos. Em seguida, é preciso adicionar o óleo específico.
Para adicioná-lo, deve-se usar duas ou três tampas, com o pneu da moto girando. Ao inserir o produto, certifique-se de colocá-lo de maneira lenta, até esvaziar a tampa. Isso é indicado para que seja possível desligar o motor e deixar o veículo no cavalete por até 5 horas, de modo a fazer escorrer o restante do produto e fazer com que a corrente de transmissão seja lubrificada.
Folga
Não esqueça de verificar a folga da corrente. Ela é determinada pelo fabricante e precisa ser totalmente controlada. A sua função é a de garantir a conservação do conjunto de transmissão, de modo que deve ser realizada com uma frequência considerável.
Análise geral
Além do que foi citado acima, é preciso verificar visualmente a corrente. Se ela se apresentar seca ou opaca, é preciso tomar algumas atitudes, pois ela deve apresentar, sem dúvidas, um aspecto sempre brilhante e úmido.
Outra questão é sobre a sua movimentação. Ela deve transcorrer facilmente de cima para baixo, além dos conjuntos de elos laterais se moverem e girarem sem nenhum tipo de problema nos seus eixos.