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CORRENTE

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CORRENTES PARA MOTOCROSS

 

As correntes para motocross são responsáveis por fazer a transmissão da energia do motor para a roda de tração. Além desse funcionamento, é por conta dela que ocorre a conexão da caixa de câmbio com o cubo da roda traseira.

 

Também chamada de corrente de transmissão da moto, ela é uma peça que exige cuidados específicos, como você pode verificar abaixo. 

 

Sobre a corrente

 

A transmissão final nas motos ocorre através de três procedimentos diferentes. Assim sendo, a ligação pode ser realizada através de corrente, mas também de correia e do cardã. Entretanto, a peça mais comum nessa engrenagem é mesmo a corrente.

 

Composta por duas engrenagens dentadas de metal e de corrente, a corrente para motocross faz a união entre os dois lados, sendo produzida com diversos estilos de metal, colaborando para dar uma identidade específica à moto.

 

A corrente de transmissão, por ser uma das peças integrantes do chamado “kit relação”, se difere por causa da quantidade de dentes e do seu diâmetro, e também por ser um dos tipos mais utilizados em motos.

 

O que a leva a ser um dos itens mais utilizados são os seus diferenciais, como podemos verificar a seguir:

 

  • Custo de aquisição e manutenção, considerado baixo;

  • Baixa perda de potência;

  • Fácil manutenção e reposição de todo o conjunto;

  • Produtos que promovem a durabilidade;

  • Diminuição de ruídos.

 

Riscos e perigos

Um ponto sob o qual o piloto deve prestar a devida atenção é sobre a exposição das correntes. Por causa disso, a exposição a detritos dos trajetos, como areia, terra e outros, é potencialmente alta, com risco de levar a peça à corrosão.

Outro problema decorrente da exposição diz respeito à remoção da lubrificação dos componentes, o que leva ao aparecimento de diversos problemas no funcionamento da moto. 

A exposição à chuva também pode ser prejudicial. A água em excesso leva à remoção da proteção, podendo ocasionar quebras e travamentos. Tudo isso que foi citado danifica o conjunto de transmissão secundária, e leva até mesmo a causar acidentes.

Cuidados básicos

Por ser essencial para o bom funcionamento da moto, a corrente de transmissão é uma peça que precisa levar o piloto a tomar alguns cuidados básicos para o bom funcionamento, como veremos a seguir.

Lubrificação

Por conta da corrente enfrentar muita exposição, é importante realizar a lubrificação de maneira constante, sendo ideal que essa análise ocorra a cada mil quilômetros rodados. Porém, existem algumas recomendações a seguir durante esse procedimento.

A primeira delas é lavar o item de maneira adequada. A limpeza é realizada com o uso de um cavalete, deixando a roda traseira suspensa, devendo-se ligar a motocicleta em seguida, colocar a primeira marcha e, só então, iniciar o processo de lavagem. 

Após a lavagem, o piloto precisa aplicar um produto anti ferrugem, enxaguar o veículo, desligá-lo e deixá-lo escorrendo, por cerca de cinco a dez minutos. Em seguida, é preciso adicionar o óleo específico. 

Para adicioná-lo, deve-se usar duas ou três tampas, com o pneu da moto girando. Ao inserir o produto, certifique-se de colocá-lo de maneira lenta, até esvaziar a tampa. Isso é indicado para que seja possível desligar o motor e deixar o veículo no cavalete por até 5 horas, de modo a fazer escorrer o restante do produto e fazer com que a corrente de transmissão seja lubrificada.

Folga

Não esqueça de verificar a folga da corrente. Ela é determinada pelo fabricante e precisa ser totalmente controlada. A sua função é a de garantir a conservação do conjunto de transmissão, de modo que deve ser realizada com uma frequência considerável.

Análise geral

Além do que foi citado acima, é preciso verificar visualmente a corrente. Se ela se apresentar seca ou opaca, é preciso tomar algumas atitudes, pois ela deve apresentar, sem dúvidas, um aspecto sempre brilhante e úmido.

Outra questão é sobre a sua movimentação. Ela deve transcorrer facilmente de cima para baixo, além dos conjuntos de elos laterais se moverem e girarem sem nenhum tipo de problema nos seus eixos.